ANSIEDADE

ansiedade2

  • Para obter ajuda segundo a Bíblia Sagrada entre em contato conosco

Muito se fala em ansiedade nos dias de hoje, mas poucas pessoas sabem que a ansiedade, quando atinge níveis mais avançados, pode ser considerada como uma entidade diagnóstica independente, encarada como um transtorno. Preocupar-se e ficar ansioso é, nos dias de hoje, algo muito comum e qualquer pessoa que enfrente as exigências do dia a dia deverá ficar, em alguns momentos, com sua ansiedade elevada. Porém, existem certos indivíduos que levam a ansiedade ao extremo e fazem dela quase como um estilo de vida. Mas o que é exatamente a ansiedade e em que medida ela passa a ser considerada parte de um transtorno classificado pela psicologia e psiquiatria?

O que é ansiedade?

De um ponto de vista mais inclinado para a neurociência, a ansiedade pode ser considerada como uma excitação decorrente do sistema nervoso central que provoca sentimentos e sensações de preocupação, medo e desconforto, físicas e psíquicas, oriundas da interpretação de uma situação de perigo ou da previsão de um encontro com uma situação ou evento perigoso ou estressante. Alguns sintomas da ansiedade se refletem em nosso organismo, como a sudorese, taquicardia, tremores, tensão muscular, cefaléia, etc. A ansiedade é, desse modo, um estado onde sensações são desencadeadas pela presença ou possibilidade da presença de um objeto, evento ou situação potencialmente perigosa ou geradora de estresse. A ansiedade é normal e em muitas ocasiões até desejável, pois se trata de um mecanismo natural do organismo que nos prepara perante uma situação que exigirá as respostas naturais de luta ou fuga. Nesse sentido, a ansiedade é importante para a sobrevivência do homem, mas se ela estiver em desacordo com a gravidade das circunstâncias que a provocaram, ela pode se tornar patológica.

Qual a diferença entre medo e ansiedade?

A ansiedade não ocorre apenas na expectativa de algo negativo, mas também pode vir de algo positivo. Nesse sentido, ela se diferencia do medo. Enquanto o medo evoca a necessidade de uma resposta orgânica de proteção perante objeto ou situações temidas, a ansiedade não está necessariamente vinculada ao perigo. Como exemplo, uma pessoa pode ficar ansiosa com uma viagem que há muito tempo decidiu fazer, com um encontro amoroso, ou com a demora em uma fila de banco. Todas estas são situações que geram desconforto, e essa sensação pode gerar ansiedade. O medo, por outro lado, deverá estar sempre associado a situações de risco, de exposição, de perigo, onde exista a possibilidade de algum dano a nossa integridade física e psíquica.

Ansiedade e Sexualidade

A ansiedade é um dos fatores preponderantes para a geração de problemas na sexualidade. Uma pessoa ansiosa freqüentemente apresenta problemas relacionados a atividade sexual. Muitas vezes, o desempenho sexual é afetado, tendo algumas conseqüências como a ejaculação precoce nos homens. Alguns ficam mais agressivos, outros ficam muito tensos, podem ter dificuldades de ereção. As mulheres podem apresentar frigidez, cansaço, dificuldade de lubrificação da vagina. Algumas fantasias sexuais podem ter uma relação estreita com o tipo de ansiedade ou com a maneira com a qual uma pessoa manifesta a sua ansiedade. Homens podem sentir vontade de agredir sua parceira; mulheres podem sentir prazer em serem agredidas, e assim por diante. Desse modo, o tratamento da ansiedade pode proporcionar uma melhora no desempenho sexual e uma maior satisfação, tanto do homem como da mulher.

O que é o Transtorno de Ansiedade generalizada?

O Transtorno de Ansiedade generalizada, ou TAG, é caracterizado pelo DSM – IV como é “uma ansiedade ou preocupação excessiva (expectativa apreensiva) (…)O indivíduo considera difícil controlar a preocupação (…) A ansiedade e a preocupação são acompanhadas de pelo menos três sintomas adicionais, de uma lista que inclui inquietação, fatigabilidade, dificuldade em concentrar-se, irritabilidade, tensão muscular e perturbação do sono (apenas um sintoma adicional é exigido em crianças.)” Desse modo, a ansiedade torna-se incontrolável e se generaliza a todos os aspectos da vida do indivíduo. Acrescenta ainda o DSM – IV: “A intensidade, duração ou freqüência da ansiedade ou preocupação são claramente desproporcionais à real probabilidade ou impacto do evento temido. A pessoa considera difícil evitar que as preocupações interfiram na atenção a tarefas que precisam ser realizadas e têm dificuldade em parar de se preocupar. Os adultos com Transtorno de Ansiedade Generalizada freqüentemente se preocupam com circunstâncias cotidianas e rotineiras, tais como possíveis responsabilidades no emprego, finanças, saúde de membros da família, infortúnio acometendo os filhos ou questões menores (tais como tarefas domésticas, consertos no automóvel ou atrasos a compromissos). As crianças com Transtorno de Ansiedade Generalizada tendem a exibir preocupação excessiva com sua competência ou a qualidade de seu desempenho. Durante o curso do transtorno, o foco da preocupação pode mudar de uma preocupação para outra”.

Muitas vezes, a identificação e o diagnóstico do TAG são muito dificultados, pois a pessoa acredita que a ansiedade que está sentindo é normal, pois sente que “sempre foi assim” e também que as sensações que têm se justificam pelas circunstâncias, que na visão dela, realmente são dignas de preocupação. Os indivíduos que possuem o TAG, geralmente, relatam há muito tempo já sofrem desse mal, ou mesmo dizem que a vida inteira sempre foram “preocupados e ansiosos”, e por esta razão, acreditam que isso sempre fez parte de sua personalidade. Dessa forma, é muito difícil encontrar alguém que procure um profissional por causa da ansiedade excessiva, pois a pessoa não enxerga em seu comportamento sinais de patologia.

Como posso saber se minha ansiedade é generalizada?

Existem alguns critérios que foram definidos pelo DSM – IV, o principal Manual Americano de Psiquiatria, e que codificam as principais características para se fazer o diagnóstico:

1 – Ansiedade e preocupação excessivas (expectativa apreensiva), ocorrendo na maioria dos dias por pelo menos seis meses, com diversos eventos ou atividades (tais como desempenho escolar ou profissional).

2 – O indivíduo considera difícil controlar a preocupação.

3 – A ansiedade e a preocupação estão associadas com três (ou mais) dos seguintes seis sintomas (com pelo menos alguns deles presentes na maioria dos dias nos últimos 6 meses). Nota: Apenas um item é exigido para crianças.

a) inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele
b) fatigabilidade
c) dificuldade em concentrar-se ou sensações de “branco” na mente

d) irritabilidade
e) tensão muscular
f) perturbação do sono (dificuldades em conciliar ou manter o sono, ou sono insatisfatório e inquieto)

Crianças podem ter TAG?

As crianças e os adolescentes também podem apresentar os sintomas e características do TAG. Muitas vezes, crianças a adolescentes sofrem de TAG com a preocupação de seu desempenho na escola e também em jogos, eventos esportivos e situações em que ela sente que está sendo avaliada de alguma forma e precisa dar uma resposta satisfatória perante a situação. De acordo com o DSM – IV: As crianças com o transtorno podem ser excessivamente conformistas, perfeccionistas e inseguras, apresentando uma tendência a refazer tarefas em razão de excessiva insatisfação com um desempenho menos que perfeito. Elas demonstram excessivo zelo na busca de aprovação e exigem constantes garantias sobre seu desempenho e outras preocupações”.

JESUS CRISTO É A SOLUÇÃO; AQUI, APENAS MOSTRAMOS A ANSIEDADE DE UMA MANEIRA GLOBAL, INDEPENDENTE DE RELIGIÃO.

  • Para obter ajuda segundo a Bíblia Sagrada entre em contato conosco

Um comentário:

  1. ae evanilson o blog ta manerasso ñ tinha visto ainda os videos da inauguracao da igreja ta d+ copiei e colei no meu orkut!!!!
    otima sexta ae!!!
    Abraxxx!!!

    ResponderExcluir